"uma coisa é você achar que está no caminho certo. A outra é achar que o seu caminho é o único. Portanto nao devemos julgar o proximo pela suas atitudes. Assim este Blog, irei postar minhas descobertas, aprendizagens, e curiosidade com relaçao à Educação e as atividades das Tics
quarta-feira, 14 de setembro de 2011
domingo, 11 de setembro de 2011
quinta-feira, 8 de setembro de 2011
terça-feira, 23 de agosto de 2011
Atividade 4.7
O currículo é o projeto que determina os objetivos da educação escolar e propõe um plano de ação adequado para a consecução de ditos objetivos. E visível essa contribuição quando o professor busca interagir a o conteúdo didático com a sociedade e a escola.sendo que o desenvolvimento do currículo na realidade da escola e no contexto da sala de aula vai além das grades curriculares e envolve toda a escola, a vida dos alunos, o entorno escolar e os acontecimentos locais e globais que interferem no sistema de relações estabelecido na dinâmica do processo educacional. A escola precisa desenvolver projetos que implica desafios relacionados à construção da prática pedagógica, articulada com novos referenciais teóricos. Levando a novas formas de expressar o pensamento, de comunicar e de perceber o espaço e o tempo.
Márcia e Mª de Fátima
O currículo é o projeto que determina os objetivos da educação escolar e propõe um plano de ação adequado para a consecução de ditos objetivos. E visível essa contribuição quando o professor busca interagir a o conteúdo didático com a sociedade e a escola.sendo que o desenvolvimento do currículo na realidade da escola e no contexto da sala de aula vai além das grades curriculares e envolve toda a escola, a vida dos alunos, o entorno escolar e os acontecimentos locais e globais que interferem no sistema de relações estabelecido na dinâmica do processo educacional. A escola precisa desenvolver projetos que implica desafios relacionados à construção da prática pedagógica, articulada com novos referenciais teóricos. Levando a novas formas de expressar o pensamento, de comunicar e de perceber o espaço e o tempo.
Márcia e Mª de Fátima
segunda-feira, 22 de agosto de 2011
atividade 4.2
Atividade 4.2
Hoje as informações chegam de forma rápida que muitas vezes custamos assimilar e quando pensamos que entendemos já houve mudanças. Assim o professor deve buscar sempre estar atualizado para apreender e compreender as situações do nosso cotidiano fazendo uma interação da sala de aula com a sociedade e com o mundo, tornando então as aulas mais atrativas com mais objetivos e maior possibilidade de grandes aprendizagens com mais estímulos. Uma vez que a criança possui uma aula mais interativa usando os recursos da mídia digital, haverá assim uma troca de experiências e de informações.
ATIVIDADE 4.6
PALNO DE AULA
A NOSSA CIDADE
Modalidade: Educação Infantil
Componente curricular: Natureza e sociedade
· Dados da aula:
- O que o aluno poderá aprender com esta aula:
1. Conhecer a origem da nossa cidade;
2. Localizar no mapa de mato grosso o município de Bom Jesus do Araguaia;
3. Conhecer quem foi os fundadores de Bom Jesus do Araguaia;
4. Conhecer a bandeira do nosso município;
· 1º Momento
Nesta atividade será feito uma discussão com as crianças sobre a fundação de Bom Jesus do Araguaia. Os seus primeiros habitantes se conhecem algum deste. Quem de seus familiares moram aqui? Após estes questionamentos será feito atividades de pintar e colagem para um bom desenvolvimento da coordenação motora.
· 2º Momento
Nesta atividade será feito uma retomada do assunto anterior mostrando onde localiza no mapa sua cidade. Assim cada criança mostrará no mapa o município de Bom Jesus do Araguaia, dando uma visão abstrata dos lugares. Em seguida será feito atividade para desenvolver a coordenação motora.
· 3º Momento
Nesta atividade haverá uma conversa informal com as crianças sobre as mudanças que houve na cidade, explorando as mudanças das casas, ruas, etc. Assim será feito a conclusão deste planejamento com atividades de colorir, colagem e recortes.
Este Planejamento terá duração de 5 aulas com crianças de 2 e 3 anos.
Atividade 4.3/4/5
CRECHE MUNICIPAL JARBAS TEODORO FROIS
DURAÇÃO: a partir do dia 15 agosto a 24 de agosto de 2011
CLIENTELA:
Crianças de 2 e 3 anos
ÁREAS DE CONHECIMENTO:
Identidade e autonomia;
Linguagem oral e escrita;
Matemática;
Artes, música e movimento
Natureza e sociedade;
INTRODUÇÃO
O saber popular é um dos pontos de partida para o fazer pedagógico, buscando assim ampliar o conhecimento, compreensão e análise das conquistas dessa cultura e seus diversos determinantes, além da importância de se preservar as tradições de um povo. Portanto é preciso resgatar nossa cultura, os nossos valores e garantir as tradições às outras gerações.
JUSTIFICATIVA
Na idade pré-escolar, as crianças estão passando por uma transição em relação ao seu comportamento, pois estão começando a mesclar um comportamento anteriormente apenas formado por um reflexo (proveniente de quando eram bebes), com uma nova fase: a linguagem.
Nesta transição a criança sente necessidade de fingir ser alguém, de fantasiar situações. Daí surge toda a simbologia refletida nas brincadeiras de faz-de-conta. Elas vivem num mundo imaginário, onde são capazes de pensar e agir imitando situações variadas. Com isto, vemos a importância de se trabalhar o folclore. Pensamos aqui, no folclore como um grande quebra-cabeça, um grande brinquedo, em que cada peça é fundamental, como: adivinhas, parlendas, lendas cantigas, brinquedos, danças típicas, receitas de comidas típicas, etc. Essas são as peças que fornece esse jogo chamado cultura brasileira. Quanto mais se brinca mais se conhece esse a cultura de nosso país.
Sendo o assim o folclore brasileiro é considerado riquíssimo, pois é formado por várias contribuições européias, africanas e indígenas. Portanto o projeto visa possibilitar aos alunos que realizem um trabalho coletivo, onde haja o envolvimento de todos, estimulando a integração de todos, e até mesmo o saber que é passado de geração para geração. Por isso discutir em sala de aula que são e o que representam os mais importantes personagens das lendas brasileiras, assim como músicas, brincadeiras, etc., estimula a curiosidade dos alunos e restabelece as tradições orais.
OBJETIVO:
· Despertar o prazer pela cultura popular, valorizando as manifestações folclóricas e a diversidade cultural da nossa sociedade;
OBJETIVOS ESPECÍFICO:
· Resgatar a nossa cultura por meio do folclore;
· Ter noção do que é folclore;
· Desenvolver a expressão oral e a corporal, a coordenação motora, a percepção auditiva e visual da criança;
· Estimular as brincadeiras lúdicas com as crianças;
· Desenvolver a criatividade;
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICO
· No primeiro momento será trabalhado a identidade e autonomia fazendo uma investigação com os alunos sobre os conhecimentos preexistentes do assunto;
· Através de um diálogo com os alunos, questionaremos suas próprias experiências sobre as diversas lendas, brincadeiras, brinquedos e músicas levando-os ao questionamento;
· Será trabalhado com lendas, contando histórias e através de desenhos para que os alunos desenvolvam sua coordenação motora;
· Também durante o desenvolvimento do projeto haverá contos, músicas, parlendas, danças e brincadeiras livres,filme relacionado ao tema,internete para elaboração do projeto,computador para digitação entre outros méis.
CULMINÂNCIA
Será realizado no dia 24 de agosto uma exposição de todas as atividades realizadas durante o projeto para que os pais e demais membro da comunidade possam estar observando a criatividade e a curiosidade de cada criança.
BIBLIOGRAFIA E WEBLIOGRAFIA
MENDONÇA, Waldirene Dias. VAZ, Carmem Lúcia Ferreira. Dente de Leite. Uberlandia MG – Ed. Claranto. 5ª Ed – Março 2005.
PINTO, Gerusa Rodrigues, PINTO, Frances Rodrigues. Dia a Dia do Professor. Belo Horizonte-MG – Ed FAPI. Abril 2010
Márcia Jorge,
Rozilda
Mª de Fátima
domingo, 21 de agosto de 2011
Atividade 4.1
Com certeza não, pois o aprendizado, a estimulação e a curiosidade/interesse das crianças é diferente, hoje as crianças estão mais interessada na internet pois há mais estimulo, desafios e interação com a sociedade, coisa que a escola está oferecendo de forma superficial. Portanto é necessário a nossa mudança enquanto professor (a) de estarmos introduzindo os meios tecnológicos mostrando os pontos positivos, o que ela pode oferecer aos alunos. Se o professor buscar esse conhecimento e introduzir em suas aulas com certeza haverá uma grande mudança, e o aprendizado será diferente, sendo necessário uma olhar diferente para as informações oferecidas, o que se pode ler, o que é verdadeiro ou não, e assim por diante. E com certeza poderemos criar novas estratégias que potencialize a aprendizagem de nossos alunos. Novos olhares para um novo aprendizado.
Rozilda Márcia e Mª de Fátima
quinta-feira, 18 de agosto de 2011
MEU PORTIFÓLIO
Na unidade 1.1 fez um breve relato sobre eu enquanto professora das séries iniciais,
UNIDADE I, ATIVIDADE 1.1 QUEM SOU EU?
Nesta atividade fiz um breve relato sobre os avanços tecnológicos e suas expectativas positivas e negativas dentro da sala de aula.
UNIDADE I ATIVIDADE 1.2 MEIOS TECNOLÓGICOS
Nesta atividade busquei enfatizar a importância destes meios tecnológicos dentro da sala, trabalharmos em prol de uma sala de aula mais organizada do que lecionada
UNIDADE I ATIVIDADE1.3 Uma escola mais organizada
Nesta atividade através da internet preparei uma aula para meus alunos de 2 e 3 anos.
UNIDADE I ATIVIDADE 1.5 PLANO DE AULA
Busquei aqui mostrar que todos os funcionários procuram utilizar a internet para desenvolver aulas mais interativas e estimulativas
UNIDADE 1 ATIVIDADE 1.6 AVANÇOS TECNOLÓGICOS
Na atividade 1.7 elaborei um projeto com ajuda da internet e outros programas e logo em seguida foi desenvolvido em sala de aula
UNIDADE I ATIVIDADE 1.7 PROJETO BRINCANDO NO ARRAIÁ
Nesta atividade comentei sobre a importância do hipertexto e os meios tecnológicos dentro da sala de aula.
UNIDADE II ATIVIDADE 2.1 O USO DO HIPERTEXTO
Aqui fiz um projeto sobre o dia dos pais ressaltando vários pontos como:É importante que toda criança tem direito ao amor, compreensão por parte dos pais e da sociedade
UNIDADE II ATIVIDADE 2.5, 2.6 E 2.7 PROJETO DIA DOS PAIS
UNIDADE I, ATIVIDADE 1.1 QUEM SOU EU?
Nesta atividade fiz um breve relato sobre os avanços tecnológicos e suas expectativas positivas e negativas dentro da sala de aula.
UNIDADE I ATIVIDADE 1.2 MEIOS TECNOLÓGICOS
Nesta atividade busquei enfatizar a importância destes meios tecnológicos dentro da sala, trabalharmos em prol de uma sala de aula mais organizada do que lecionada
UNIDADE I ATIVIDADE1.3 Uma escola mais organizada
Nesta atividade através da internet preparei uma aula para meus alunos de 2 e 3 anos.
UNIDADE I ATIVIDADE 1.5 PLANO DE AULA
Busquei aqui mostrar que todos os funcionários procuram utilizar a internet para desenvolver aulas mais interativas e estimulativas
UNIDADE 1 ATIVIDADE 1.6 AVANÇOS TECNOLÓGICOS
Na atividade 1.7 elaborei um projeto com ajuda da internet e outros programas e logo em seguida foi desenvolvido em sala de aula
UNIDADE I ATIVIDADE 1.7 PROJETO BRINCANDO NO ARRAIÁ
Nesta atividade comentei sobre a importância do hipertexto e os meios tecnológicos dentro da sala de aula.
UNIDADE II ATIVIDADE 2.1 O USO DO HIPERTEXTO
Aqui fiz um projeto sobre o dia dos pais ressaltando vários pontos como:É importante que toda criança tem direito ao amor, compreensão por parte dos pais e da sociedade
UNIDADE II ATIVIDADE 2.5, 2.6 E 2.7 PROJETO DIA DOS PAIS
segunda-feira, 15 de agosto de 2011
domingo, 14 de agosto de 2011
atividades das tics 2.5, 2.6 e 2.7
CRECHE MUNICIPAL JARBAS TEODORO FROIS
PROJETO DIA DOS PAIS
DURAÇAO: 01 AO 12 DE AGOSTO
TURMA: ALUNOS DE 2 E 3 ANOS DO TURNO MATUTINO E VESPERTINO
JUSTIFICATIVA
A origem do dia dos pais é muito anterior a nossa era atual, diferente das demais datas comemorativa, apesar de haver várias versao, a mais conhecida é de uma mulher que queria homenagear o pai por todos os sacrifícios, pelo carinho que o mesmo teve em criar seus quatro filhos com muito amor e dedicação após o falecimento da esposa. Hoje a cada dia os valores, o respeito pela figura paterna estão se esgotando. Esquecendo do que “eles” abriram mão para ser chamado de pai, estes além de transmitir seus conhecimentos e suas experiências, sabem apoiar as dificuldades dos filhos, além de ensinar e prepará-los para a vida.
Também sabendo que é nosso dever enquanto profissionais e instituição de ensino cumprir a função social de integração familiar, neste intuito estaremos valorizando o “papel dos pais”, no dia-a-dia das crianças, conscientizando os alunos sobre os valores morais como: obediência, respeito, carinho, compreensão e amor.
Assim durante toda essa semana haverá brincadeiras, discussões em grupo para as crianças. OBJETIVO GERAL
Cultivar o respeito e o carinho pelos pais;
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
· Valorização da figura paterna;
· Estimular a linguagem oral;
· Ressaltar a importância dos pais;
· Desenvolver a coordenação motora, a percepção auditiva e visual da criança;
· Estimular a criatividade e imaginação através de atividades relacionadas ao tema;
· Promover um café da manhã para todos os pais
ATIVIDADES PEDAGOGICAS
· Conversar com as crianças sobre o dia dos pais;
· Estimular atividades oral, comunicar-se e expressar desejos, opiniões, idéias, etc.;
· Pinturas, colagens, recortes relacionado ao tema;
· Histórias infantis, leitura visual realizada pela turma.
· Apresentação das crianças para os pais;
CULMINÂNCIA
O café da manhã com mensagens, músicas, brincadeiras, sorteios de brindes para os pais e apresentação das crianças, será a culminância deste projeto.
CONCLUSÃO
É importante que toda criança tem direito ao amor, compreensão por parte dos pais e da sociedade. Assim foi visível a satisfação dos mesmo ao ver seus pais brincando, sorrindo com eles, apesar que poucos pais compareceram ao café da manhã, mais é muito gratificante como professor observar o comportamento tímido dos alunos diante dos pais.
BIBLIOGRAFIA E WEBLIOGRAFIA
quinta-feira, 4 de agosto de 2011
atividades 2.2B
Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual se agregam outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links.
Uma verdadeira enciclopédia onde se encontra várias informações, imagens, sons e outros sobre o que se procura,indo também além muita vezes daquilo que buscamos, superando nossas dificuldades
Os hipertextos sejam eles online ou offline são informações textuais combinadas com imagens, sons, organizadas de forma a promover uma leitura (ou navegação) não-linear, baseada em indexações e associações de idéias e conceitos, sob a forma de links. Os links funcionam como portas virtuais que abrem caminhos para outras informações. O hipertexto é uma obra com várias entradas, onde o leitor/navegador escolhe seu percurso pelos links. Lemos (2002, pag. 130 apud Aquino, online). É de fácil acesso, e nos leva a uma verdadeira viagem onde um tema nos leva a outro tema.
Principais características do hipertexto
1. Intertextualidade;
2. Velocidade;
3. Precisão;
4. Dinamismo;
5. Interatividade;
6. Acessibilidade;
7. Estrutura em rede;
8. Transitoriedade;
9. Organização multilinear.
atividade 2.1 das tics
Navegar e Pesquisar
O uso de meios tecnológicos como o hipertexto no dia-a-dia do professor está se tornando uma ferramenta fundamental, pois é muito bom, e também por ser um trabalho que pode impulsionar o aluno à pesquisa e à produção textual. O hipertexto como ferramenta de ensino e aprendizagem facilita um ambiente no qual a aprendizagem acontece de forma incidental e por descoberta, pois ao tentar localizar uma informação, os usuários de hipertexto, participam ativamente de um processo de busca e construção do conhecimento, forma de aprendizagem considerada como mais duradoura e transferível do que aquela direta e explícita. Lógico que jamais será desvalorizado os livros impressos, mas a facilidade de lermos e ao mesmo tempo pesquisar algo mais é muito importante.
Imagino em uma turma com alunos que consegue já fazer suas navegações o trabalho com hipertexto, traz algumas atitudes como de colaboração, levando-os a aprender mais e através de diversas fontes. O próprio conceito de hipertexto pode nos levar a essa intenção. Os professores também podem trabalhar com hipertexto para funções pedagógicas. Utilizar textos de várias turmas e redistribuí-los é um bom exemplo. O hipertexto também traz como vantagem para a educação a construção do conhecimento compartilhado, um importante recurso para organizar material de diferentes disciplinas. Trabalhar com hipertexto leva o aluno à produção de textos e traz como vantagens a construção do conhecimento de forma dinâmica e inserindo o aluno e o processo educativo no mundo digital. Já faz um tempo em que eu enquanto professora já uso o mundo digital para a elaboração de minhas atividades, planejamentos de aulas, etc. Sempre que vou fazer um projeto, busco na internet boa parte das fontes bibliográficas.
quinta-feira, 14 de julho de 2011
terça-feira, 12 de julho de 2011
atividade 1.7 das tics
Projeto Brincando e Aprendendo no Arraiá
1. Turmas de Educação Infantil
2. Duração: Mês de Junho
3. Identidade e Autonomia
4. Artes visuais
5. Movimento
6. Música
7. Linguagem oral e escrita
8. Natureza e Sociedade
9. Matemática
Estará envolvido todos os alunos a Creche Municipal Jarbas Teodoro Frois o que corresponde a 60 alunos e 4 professores e uma técnica em desenvolvimento infantil. O projeto terá duração de 30 dias do dia 08 de junho a 08 de julho onde será realizado a festa e a apresentação da quadrilha dos alunos. Assim buscamos nos alunos as seguintes atitudes:
Gosto pelas festas juninas;
Socialização e ampliação de seu conhecimento através de atividades diversificadas, brincadeiras, pesquisa e apresentações características destes festejos que fazem parte do folclore brasileiro.
No mês de junho começa as comemorações das Festas Juninas. Vender convites, ensaiar a quadrilha e danças típicas, enfeitar a escola... Chega o dia da festa e pronto! O que fica disso para as crianças? Qual o significado dos festejos juninos? A Festa Junina é uma excelente oportunidade de engajar diversas atividades interdisciplinares e ampliar o universo lingüístico, pois se constitui uma temática rica onde podem ser explorados diversos tipos de linguagens, resgate de brincadeiras, culinária típica e outros! A escola tem um papel importante na valorização das tradições, portanto este projeto integrará a comunidade escolar e ocorrerá durante todo o mês de junho.
O projeto busca unificar a escola onde todos falam a mesma língua usam os mesmo objetivos, assim buscamos a interação e socialização dos alunos com a comunidade escolar e a sociedade que lhe cercam.
segunda-feira, 11 de julho de 2011
atividade 1.6 das tics
ativ-6As tecnologias estão aos poucos sendo intriduzidas no ambiente escolar. Porém ainda precisa melhorar muito, e os professores precisam buscar conhecer mais tais meios, aperfeiçoando assim seu conhecimento para assim desenvolver melhor suas aulas. Os funcionários da Creche procuram estar sempre atualizando seu conhecimento e pesquisando melhores formas para interagir a criança com o meio.
atividade 5 das tics
Aula ativ – 5
Programa: internet, Word
Área de conhecimento: arte visual
Tema: chapeuzinho vermelho
Diante dos meus trabalhos com crianças de 2 e 3 anos. Desenvolverei esta atividade da seguinte forma:
- Contarei história imitando os personagens existente na leitura;
- Organizarei os alunos em círculo para discutir oralmente, falando a importância da história, imagens, das cores existentes, e logo após esta discussão, será entregue uma folha para os mesmo para desenho livre.
- Também em seguida será feito vários questionamentos como:
Se já imaginaram uma chapeuzinho diferente? Como ela seria? Será que seria uma boa menina? Teria uma vovó? Morreria de medo do lobo? Etc.
Sabendo que este questionamento serve para o professor aguçar a criatividade e a curiosidade dos alunos quanto a novas histórias que lhes serão apresentadas. Deixando-os a vontade para desenvolverem sua criatividade.
quinta-feira, 7 de julho de 2011
atividades 1.3 das tics
Atividade 3 Quando pensamos em uma sala de aula mais interativa, envolvente, onde o aluno passa a ter mais estimulo e curiosidade, logo vem uma escola totalmente informatizada, uma vez que estes avanços estão batendo em nossas portas. Hoje a tecnologia está mais acessível para um público mais “humilde”, e neste intuito que devemos organizar nossas aulas, ou seja, nossa grade curricular. Pois o aluno estará interagindo com diversos ambientes e meios, visitando vários lugares sem sair da sala de aula. Sem pensar em classes sociais, sem discriminação de raça, classe social entre outros.
atividade 1.2 das tics
Há vários pontos tanto positivos quanto negativo. Mas acredito que a educação deve aproveitar o que a internet e os meios tecnológicos tem de melhor oferecer. Assim enumero alguns aspectos e expectativas. São eles: 1.consumo excessivo, e demandas de um novo mercado de trabalho; 2.facilidade para acesso as universidades, on-line com qualidade; 3.construção de ambientes de aprendizado alternativos, sendo que as tecnologias será a matéria-prima; 4.valorização da interação e a troca de informação entre professor e aluno; 5.respeito a Educação a Distância, valorização do profissional; devido a “facilidade” para uns e “dificuldade para outros os meios tecnológicos e a educação possui um grande caminho pela frente. Trazendo sempre bons frutos.
quinta-feira, 26 de maio de 2011
Educação: a alegria de Criar sonhos
O que eles aprendem????
As famílias são mobilizadas a participar da formação de seus filhos. Esta área tem como foco a gestão da educação em quatro esferas: aprendizagem, ensino, rotina escolar e política educacional. Com o objetivo de superar os principais problemas que impedem o sucesso dos alunos, como o analfabetismo, a defasagem idade e série e o abandono escolar, através de propostas organizacionais e ferramentas eficazes disponibilizadas às secretarias de educação e unidades escolares, de forma a otimizar os recursos humanos, materiais, financeiros e pedagógicos disponíveis.
O horário alternado ao da escola nem sempre é preenchido com opções que realmente façam diferença na vida do aluno, permitindo que este se desenvolva plenamente. Pensando nisso, o Instituto criou soluções educacionais aplicáveis no turno em que a criança e o jovem não estão em aula ou para aqueles que estudam em escolas de tempo integral. São programas que trazem metodologias inovadoras que utilizam a arte, o esporte e um trabalho focado no desenvolvimento dos jovens para que possam fortalecer competências e habilidades essenciais ao seu dia a dia.
A inclusão digital é necessária. Por isso, é preciso realizá-la de uma forma mais ampla que contemple prática e conhecimento. Não adianta saber lidar com o computador, plugar na internet, navegar em sites sem transformar isso em aprendizado e em oportunidade para melhor inserção no mercado de trabalho. Nesse sentido, o Instituto criou programas que utilizam a tecnologia para garantir essa inclusão de forma qualificada e que contribua ao aprendizado.
Eu enquanto professora
atividade 1das tics
Os avanços tecnológicos estão cada vez mais presentes na vida do profissional, e para o professor essa realidade não é diferente. Hoje a criança já chega na escola com várias informações. Sendo assim o professor tem que procurar preparar suas aulas de forma atrativa, sempre enfatizando a sociedade e suas mudanças, seus acontecimentos, levando-os a refletir sobre a sociedade/comunidade em que está inserido.
Neste sentido apesar de estar trabalhando com crianças de 3 anos vejo a necessidade de preparar as aulas de forma que estimule-as, despertando sua criatividade e sua curiosidade para o mundo que o cerca, sendo que os resultados são visíveis, pois cada criança sempre trás de casa um assunto que lhe chamou a atenção.
Assim no dia-a-dia da sala de aula estou sempre incentivando-os a utilizar os recursos disponíveis para deixá-los sempre informados ou conectados com a realidade que o cerca, interagindo com os pais e colegas.
Durante as aulas sempre tem o momento da “conversa informal” onde os alunos expõe suas idéias, seus conhecimentos, e tudo que lhe aconteceu antes de vir para a Creche, assim discutimos sobre o tema que consta no planejamento. Portanto neste momento além de ensiná-los também aprendo com sua realidade, pois como aprendiz me vejo sempre aberta a novas descobertas e a novos conhecimentos, apesar de me sentir as vezes um pouco ansiosa.
Portanto estou sempre aberta a mudanças buscando a cada planejamento novas formas de ensinar, para que minhas aulas não caia na rotina ou se tornem cansativas para elas. Porque o ensino e aprendizagem tem que ser recíproco.
terça-feira, 24 de maio de 2011
Assinar:
Postagens (Atom)