quinta-feira, 26 de maio de 2011

Educação: a alegria de Criar sonhos

O que eles aprendem????
As famílias são mobilizadas a participar da formação de seus filhos. Esta área tem como foco a gestão da educação em quatro esferas: aprendizagem, ensino, rotina escolar e política educacional. Com o objetivo de superar os principais problemas que impedem o sucesso dos alunos, como o analfabetismo, a defasagem idade e série e o abandono escolar, através de propostas organizacionais e ferramentas eficazes disponibilizadas às secretarias de educação e unidades escolares, de forma a otimizar os recursos humanos, materiais, financeiros e pedagógicos disponíveis.
O horário alternado ao da escola nem sempre é preenchido com opções que realmente façam diferença na vida do aluno, permitindo que este se desenvolva plenamente. Pensando nisso, o Instituto criou soluções educacionais aplicáveis no turno em que a criança e o jovem não estão em aula ou para aqueles que estudam em escolas de tempo integral. São programas que trazem metodologias inovadoras que utilizam a arte, o esporte e um trabalho focado no desenvolvimento dos jovens para que possam fortalecer competências e habilidades essenciais ao seu dia a dia.

  A inclusão digital é necessária. Por isso, é preciso realizá-la de uma forma mais ampla que contemple prática e conhecimento. Não adianta saber lidar com o computador, plugar na internet, navegar em sites sem transformar isso em aprendizado e em oportunidade para melhor inserção no mercado de trabalho. Nesse sentido, o Instituto criou programas que utilizam a tecnologia para garantir essa inclusão de forma qualificada e que contribua ao aprendizado.

Eu enquanto professora


atividade 1das tics

Os avanços tecnológicos estão cada vez mais presentes na vida do profissional, e para o professor essa realidade não é diferente. Hoje a criança já chega na escola com várias informações. Sendo assim o professor tem que procurar preparar suas aulas de forma atrativa, sempre enfatizando a sociedade e suas mudanças, seus acontecimentos, levando-os a refletir sobre a sociedade/comunidade em que está inserido.
Neste sentido apesar de estar trabalhando com crianças de 3 anos vejo a necessidade de preparar as aulas de forma que estimule-as, despertando sua criatividade e sua curiosidade para o mundo que o cerca, sendo que os resultados são visíveis, pois cada criança sempre trás de casa um assunto que lhe chamou a atenção.
Assim no dia-a-dia da sala de aula estou sempre incentivando-os a utilizar os recursos disponíveis para deixá-los sempre informados ou conectados com a realidade que o cerca, interagindo com os pais e colegas.
Durante as aulas sempre tem o momento da “conversa informal” onde os alunos expõe suas idéias, seus conhecimentos, e tudo que lhe aconteceu antes de vir para a Creche, assim discutimos sobre o tema que consta no planejamento. Portanto neste momento além de ensiná-los também aprendo com sua realidade, pois como aprendiz me vejo sempre aberta a novas descobertas e a novos conhecimentos, apesar de me sentir as vezes um pouco ansiosa.
Portanto estou sempre aberta a mudanças buscando a cada planejamento novas formas de ensinar, para que minhas aulas não caia na rotina ou se tornem cansativas para elas. Porque o ensino e aprendizagem tem que ser recíproco.