terça-feira, 12 de julho de 2011

atividade 1.7 das tics

Projeto Brincando e Aprendendo no Arraiá 
1.      Turmas de Educação Infantil
2.      Duração: Mês de Junho
3.      Identidade e Autonomia 
4.      Artes visuais
5.      Movimento
6.      Música
7.      Linguagem oral e escrita
8.      Natureza e Sociedade
9.      Matemática
Estará envolvido todos os alunos a Creche Municipal Jarbas Teodoro Frois o que corresponde a 60 alunos e 4 professores e uma técnica em desenvolvimento infantil.  O projeto terá duração de 30 dias do dia 08 de junho a 08 de julho onde será realizado a festa e a apresentação da quadrilha dos alunos. Assim buscamos nos alunos as seguintes atitudes:
Gosto pelas festas juninas;
Socialização e ampliação de seu conhecimento através de atividades diversificadas, brincadeiras, pesquisa e apresentações características destes festejos que fazem parte do folclore brasileiro.
No mês de junho começa as comemorações das Festas Juninas. Vender convites, ensaiar a quadrilha e danças típicas, enfeitar a escola... Chega o dia da festa e pronto! O que fica disso para as crianças? Qual o significado dos festejos juninos? A Festa Junina é uma excelente oportunidade de engajar diversas atividades interdisciplinares e ampliar o universo lingüístico, pois se constitui uma temática rica onde podem ser explorados diversos tipos de linguagens, resgate de brincadeiras, culinária típica e outros! A escola tem um papel importante na valorização das tradições, portanto este projeto integrará a comunidade escolar e ocorrerá durante todo o mês de junho.
O projeto busca unificar a escola onde todos falam a mesma língua usam os mesmo objetivos, assim buscamos a interação e socialização dos alunos com a comunidade escolar e a sociedade que lhe cercam.


segunda-feira, 11 de julho de 2011

atividade 1.6 das tics

ativ-6As tecnologias estão aos poucos sendo intriduzidas no ambiente escolar. Porém ainda precisa melhorar muito, e os professores precisam buscar conhecer mais tais meios, aperfeiçoando assim seu conhecimento para assim desenvolver melhor suas aulas. Os funcionários da Creche procuram estar sempre atualizando seu conhecimento e pesquisando melhores formas para interagir a criança com o meio.

atividade 5 das tics

Aula ativ – 5
Programa: internet, Word
Área de conhecimento: arte visual
Tema: chapeuzinho vermelho
Diante dos meus trabalhos com crianças de 2 e 3 anos. Desenvolverei esta atividade da seguinte forma:
- Contarei história imitando os personagens existente na leitura;
- Organizarei os alunos em círculo para discutir oralmente, falando a importância da história, imagens, das cores existentes, e logo após esta discussão, será entregue uma folha para os mesmo para desenho livre.
- Também em seguida será feito vários questionamentos como:
Se já imaginaram uma chapeuzinho diferente? Como ela seria? Será que seria uma boa menina? Teria uma vovó? Morreria de medo do lobo? Etc.
Sabendo que este questionamento serve para o professor aguçar a criatividade e a curiosidade dos alunos quanto a novas histórias que lhes serão apresentadas. Deixando-os a vontade para desenvolverem sua criatividade.

quinta-feira, 7 de julho de 2011

tecnologias da Creche

atividades 1.3 das tics

Atividade 3 Quando pensamos em uma sala de aula mais interativa, envolvente, onde o aluno passa a ter mais estimulo e curiosidade, logo vem uma escola totalmente informatizada, uma vez que estes avanços estão batendo em nossas portas. Hoje a tecnologia está mais acessível para um público mais “humilde”, e neste intuito que devemos organizar nossas aulas, ou seja, nossa grade curricular. Pois o aluno estará interagindo com diversos ambientes e meios, visitando vários lugares sem sair da sala de aula. Sem pensar em classes sociais, sem discriminação de raça, classe social entre outros.

atividade 1.2 das tics

Há vários pontos tanto positivos quanto negativo. Mas acredito que a educação deve aproveitar o que a internet e os meios tecnológicos tem de melhor oferecer. Assim enumero alguns aspectos e expectativas. São eles: 1.consumo excessivo, e demandas de um novo mercado de trabalho; 2.facilidade para acesso as universidades, on-line com qualidade; 3.construção de ambientes de aprendizado alternativos, sendo que as tecnologias será a matéria-prima; 4.valorização da interação e a troca de informação entre professor e aluno; 5.respeito a Educação a Distância, valorização do profissional; devido a “facilidade” para uns e “dificuldade para outros os meios tecnológicos e a educação possui um grande caminho pela frente. Trazendo sempre bons frutos.